Microbiologia
Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT
Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BC&T
Primeiro Trabalho de Microbiologia
Tema: Os principais eventos históricos da Microbiologia
Diamantina, 14 de março de 2012.
O avanço na tecnologia foi possível dentre outros acontecimentos pela descoberta do microscópio que possibilitou ao homem explorar o mundo desconhecido dos microrganismos. Em 1665 o inglês Robert Hooke relatou a presença de menores unidades denominadas por ele “pequenas caixas” ou “Células”, com o auxílio de um microscópio extremamente simples que possuía dois conjuntos de lentes. Hooke impulsionou a teoria celular, teoria que determinava que todos os organismos eram formados por estas pequenas unidades.
Entre 1673 a 1723 o alemão Antony van Leeuwenhoek foi o primeiro a observar microrganismos com lentes de aumento. Ele escreveu centenas de cartas à sociedade Real Inglesa informando a existência da vida microscópica chamados por ele de “animálculos” com descrições precisas e desenhos, dando origem à microbiologia. Microbiologia deriva de três palavras gregas mikros que significa pequenos, bios que significa vida e logos que é estudo, de uma forma geral o termo microbiologia é definido como sendo o estudo da vida microscópica.
No âmbito de esclarecer a origem da vida surgiram várias hipóteses, dentre elas se definiu duas principais vertentes a teoria da biogênese e da abiogênese. Abiogênese ou geração espontânea é definida como o aparecimento da vida espontaneamente da matéria morta ou inanimada, dentre os adeptos desta teoria estão Redi, Needham, Pouchet e Aristóteles. Já a Biogêneses é fundamentada no surgimento da vida a partir da vida e seus principais seguidores são Spallanzani e Louis Pasteur. Pasteur demonstrou com base em experimentos que os microrganismos estavam no ar e podiam contaminar soluções e que a matéria inanimada podia conter tais microrganismos. Estes estudos