Áreas das figuras planas
QUADRADO E RETÂNGULO
A área do retângulo e do quadrado é calculada pela seguinte fórmula: área = base . altura (A = b . h), e esta surgiu quando foi percebido que ambos poderiam ser divididos em pequenos quadradinhos, e para que não fosse necessário contar todos esses quadradinhos, a fórmula foi inventada.
h h
b b
TRIÂNGULO
A área do triângulo se calcula pela fórmula: área = base . altura / dois (A = b . h / 2), e a mesma surgiu quando foi percebido que se em cima de um triângulo fosse colocado um idêntico, eles formariam um retângulo, e como só é necessário saber a área de um triângulo, é dividido por 2.
h
b
LOSANGO
A área do losango pode ser calculada utilizando a mesma fórmula do triângulo (A = b . h / 2), a única diferença é o jeito de escrever a fórmula, que no caso do losango é: A = D . d / 2 (D= diagonal maior; d= diagonal menor). A fórmula é a mesma devido ao fato de que se traçarmos 4 linhas em volta do losango teremos um retângulo formado, e como é necessário saber apenas a área do losango, este que ocupa somente metade do retângulo, se divide por 2.
D
d
TRAPÉZIO
A área do trapézio se calcula pela seguinte fórmula: área = (base maior + base menor) . altura / 2 (A = (B + b) . h / 2). Essa fórmula surgiu a partir do momento em que foi percebido que o trapézio pode ser dividido em dois triângulos se cortado ao meio. A fórmula final foi conseguida por meio de simplificações:
b
h
B
PARALELOGRAMO
A fórmula utilizada para calcular a área do paralelogramo é a mesma utilizada para calcular a área do retângulo e do quadrado (A = b . h), pois foi observado que o