Areas de Figuras Planas
Mara Cristina Baltazar
Sabrini dos Anjos
História da Álgebra
O termo álgebra deriva do vocábulo árabe que significa “reunião” ou “reacomodação das partes quebradas”. Quando você pensa em álgebra, o que vem à mente primeiro? Você pensa em equações ou em fórmula com termos desconhecidos?
A história da álgebra pode ser vivenciada em três períodos: retórico, sincopado e simbólico. Seu início é marcado com equações da antiguidade, escritas em versos e resolvidas por diferentes métodos.
Um exemplo de texto escrito na álgebra retórica é o seguinte:
Aqui jaz Diofanto. Maravilhosa habilidade – Pela arte da álgebra a lápide nos diz sua idade:
Provavelmente, a álgebra se originou na Babilônia, sendo utilizado o estilo retórico para escrever as equações.
No estilo retórico os argumentos de resolução de um problema são escritos em prosa, não se fazia o uso de símbolos nem de abreviações para expressar o pensamento algébrico.
A segunda fase da álgebra é a sincopada, que começa com Diofanto de Alexandria por volta do século IV d.C e se estende por vários anos até Françóis Viéte. Diofanto deu início à utilização de símbolos matemáticos para facilitar a escrita e os cálculos. Estes símbolos eram, geralmente, abreviações que expressavam quantidades e operações, ele foi o pioneiro na solução de equações. Finalmente, chega-se ao terceiro e último estágio do desenvolvimento da álgebra; nesse estilo, as ideias algébricas passam a ser expressas somente por meio de símbolos, sem se recorrer ao uso de palavras. Françóis Viéte, embora utilizasse um estilo sincopado, foi o principal responsável pela introdução de novos símbolos na álgebra. No início da era moderna, os matemáticos aperfeiçoam as notações algébricas, aumentam a precisão dos cálculos e obtêm um grande progresso na álgebra. Passam a usar