Ardósia Materiais de Construção
Sul-Rio Grandense
Trabalho de Materiais
De Construção II
Prof
Turma
Ardósia
A ardósia é uma rocha sílico-argilosa, metamórfica de origem sedimentar e de grão muito fino e homogêneo, formada pela transformação da argila sob grande pressão e temperatura, endurecida em finas lamelas.
Possui duas linhas de folhabilidade, a clivagem e o grão, o que permite que a ardósia possa ser dividida em grandes folhas extremamente finas e com superfície plana contínua. Devido a essa característica a ardósia se tornou o material mais utilizado na produção de quadros negros e só deixou de ser usada para esse propósito com o surgimento de materiais mais adequados.
Outras propriedades vantajosas desta rocha são: alta resistência mecânica, impermeabilidade, dureza média, baixa porosidade, minerais constituintes resistentes ao intemperismo, etc. Características que fazem com que a pedra seja considerada um dos materiais de construção mais duráveis e de muita beleza e que permitem inúmeras aplicações para ela.
Quando comparada, a pedra possui um padrão de resistência intermediário entre os granitos e os mármores no quesito de ataque químico e abrasão, e superior, no quesito de resistência à flexão. É identificada também com média resistência à compressão e bom coeficiente de dilatação térmica.
A ardósia se apresenta natural ou polida e por ser tão versátil, é utilizada tanto para interiores, em revestimentos de pisos e até como mobiliário, quanto para exteriores, em muros e telhados, etc.
É uma pedra de grande durabilidade, fazendo dela uma escolha de futuro mais econômica.
A presença de outros minerais nesta pedra são os responsáveis pela sua coloração. A hematita traz a cor vinho, a clorita traz a cor verde. A tonalidade cinza e preta provém do carbono e da grafita, enquanto a vermelha está relacionada com a presença dos óxidos de ferro.