jazigos
Jazigos Minerais
Problema: Quais as aplicações dos recursos minerais metálicos? Quais os impactos socioeconómicos e ambientais relacionados com a actividade mineira?
Introdução:
Com este trabalho pretendemos investigar quais as verdadeiras aplicações práticas dos recursos minerais metálicos, e quais os impactos socioeconómicos e ambientais relacionados com a actividade mineira, esclarecendo assim termos como, minério, gangas, clarke, escombreiras etc.…
Um minério é um mineral auto-sustentável para a sua exploração industrial. A exploração dos minérios pode ser feita a céu-aberto ou ser subterrânea e como as rochas são compostas por minérios, estes podem ser extraídos das mesmas.
O clarke é a concentração média de um elemento química na crosta terrestre.
No seguimento, um jazigo mineral é um local em que determinado elemento químico existe numa concentração superior à sua concentração média (Clarke), sendo por isso alvo de uma exploração economicamente rentável.
Contudo, os minérios também contêm impurezas, chamadas de Ganga, e basicamente é a parte não aproveitada da fragmentação dos minérios, e mais uma vez no seguimento, as escombreiras são uma zona de grande concentração de minerais sem aproveitamento. Estas escombreiras impedem o desenvolvimento da vegetação e de qualquer actividade agrícola.
Os recursos minerais metálicos mais abundantes na natureza são: Cobre, Alumínio, Zinco, Ferro e Chumbo. Os mais escassos na natureza são o Ouro, a Prata e a Platina.
Aplicações dos recursos minerais metálicos:
Imagem 1 – Jóias (Ouro) Imagem 2 - Panelas (Alumínio)
A actividade mineira tem graves impactos ambientais e socioeconómicos.
A poluição atmosférica e a contaminação de águas e de solos são os principais impactos ambientais da actividade mineira. Por outro lado, temos as perdas de