Arcadismo
Nativismo: para a Antropologia é toda ação que procure valorizar a cultura de um lugar, em reação à imposição de uma cultura externa, em geral dominante.
O arcadismo: é uma escola literária surgida na Europa no século XVIII, também denominada de setecentismo ou neoclassicismo. O nome "arcadismo" é uma referência à Arcádia, região campestre do Peloponeso, na Grécia antiga, tida como ideal de inspiração poética. A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo o que lhe diz respeito. Por essa razão muitos poetas do arcadismo adotaram pseudônimos de pastores gregos ou latinos. Caracteriza-se ainda pelo recurso a esquemas rítmicos mais graciosos.
Marquês do Pombal: político português, embaixador, e um dos principais responsáveis pela abolição da escravidão em Portugal.
Não cuides, Doroteu, que brandas penas Aqui. . . mas onde vou, prezado amigo? Me formam o colchão macio e fofo; Deixemos episódios, que não servem Não cuides que é de paina a minha fronha E vamos prosseguindo a nossa história.
E que tenho lençóis de fina holanda,
- Com largas rendas sobre os crespos folhos.
Custosos pavilhões, dourados leitos
E colchas matizadas, não se encontram
Na casa mal provida de um poeta,
Aonde, há dias que o rapaz que serve
- Nem na suja cozinha acende o fogo.
Mas, nesta mesma cama, tosca e dura,
Descanso mais contente, do que dorme
Aquele, que só põe o seu cuidado
Em deixar a seus filhos o tesouro
- Que ajunta, Doroteu, com meio avara,
Furtando ao rico e não pagando ao pobre.