Contabilidade
CONTABILIDADE COMERCIAL
Ciência Contábeis
Maio- 2013
IPORÁ GO
SUMÁRIO 1 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCIPIOS DA CONTABILIDADE 2 REGIME DE APURAÇÃO 3 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES 4 OPERAÇÕES COM MERCADORIA E IMPOSTOS 5 OPERAÇÓES FINANCEIRAS 6 DEMOSTRAÇÕES CONTÁBEIS 7 CONTABILIDADE E SUAS PERSPECTIVAS
1 - DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCIPIOS DA CONTABILIDADE
Na aplicação dos Princípios de Contabilidade há situações concretas e a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais.
1.1 ENTIDADE
* Afirma a autonomia patrimonial da entidade. * O patrimônio de uma sociedade não se confunde com aquele dos seus sócios. * Uma vez definida a entidade, não devem ser misturados os recursos da empresa com os recursos dos sócios e vice-versa.
1.2 CONTINUIDADE * Pressupõe “algo em andamento.” * As pessoas jurídicas, uma vez constituídas estarão sempre em atividade. * Cláusula do contrato social: a entidade existirá por tempo indeterminado.
1.3 OPORTUNIDADE
Refere-se simultaneamente à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e suas mutações. * Tempestividade = registro no momento em que ocorreu a operação (de imediato e na extensão correta). * Integridade = registro baseado em documento fidedigno (íntegro, idôneo).
1.4 PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL.
Os componentes patrimoniais serão registrados pelos valores originais das respectivas transações. Os valores deverão estar expressos na unidade monetária do país. As seguintes bases de mensuração devem ser utilizadas em graus distintos e combinadas, ao longo do tempo, de diferentes formas: * Custo histórico; *