Arcadismo
A
o m s i d
O Arcadismo
O arcadismo é uma escola literária que surgiu na Europa no século
XVIII, também denominada de neoclassicismo.
O nome "arcadismo" é uma referência à Arcádia, região campestre do Peloponeso, na Grécia antga, tda como ideal de inspiração poétca.
A principal característca desta escola é a exaltação da natureza e de tudo o que lhe diz respeito. Por essa razão muitos poetas do arcadismo adotaram pseudônimos de pastores de Tetões gregos ou latnos.
Caracteriza-se ainda pelo recurso a esquemas rítmicos mais graciosos.
Numa perspectva mais ampla, expressa a crítca da burguesia aos abusos da nobreza e do clero pratcados no Antgo Regime.
Adicionalmente os burgueses cultuam o mito do homem natural em oposição ao homem corrompido pela sociedade, conceito originalmente expresso por Jean-Jacques Rousseau, na fgura do “bom selvagem”. Contexto histórico-social
O século XVIII, também referido como “Século das Luzes”, representa uma fase de importantes transformações no campo da cultura européia. Na Inglaterra e na França forma-se uma burguesia que passa a dominar economicamente o Estado, através de um intenso comércio ultramarino e da multplicação de estabelecimentos bancários, assenhoreando-se mesmo de uma parte da atvidade agrícola. Paralelamente, a antga Nobreza arruína-se, e o Clero, com as suas intermináveis polêmicas, traz o descrédito às questões teológicas. Em toda a Europa a influência do pensamento Iluminista burguês se alastra.
Esse período de renovação cultural que se caracteriza, em linhas gerais, pela valorização da Ciência e do espírito racionalista. O método experimental desenvolve-se; a análise crítca dos valores sociais e religiosos aguça-se, provocando polêmicas; há uma grande confança na capacidade do homem em promover o progresso social, e a tendência de libertar o universo cultural da influência da religião acentua-se cada vez mais.
França
Na França, em 1751, começam a ser