arcadismo
Arcadismo
Nome: Matheus de Oliveira
Turma: 1°B
Arcadismo
Em 1768 foi publicada "Obras Poéticas", de Cláudio Manuel da Costa, momento que dá início ao Arcadismo no Brasil. Considerada uma literatura eminentemente poética, divide-se em três segmentos: Lírico, satírico e épico. Dois elementos inspiraram esse movimento, a frase de Horácio "Fugere urbem" - fugir da cidade - e o conceito do "bom selvagem" elaborado pelo filósofo Rousseau. Esses conceitos incorporados pelos poetas culmina na ideologia por eles adotada, que é valorização do rural, que se consagra numa postura contrária aos resquícios aristocráticos que ainda vigoravam no mundo moderno e que entraram em declínio com o impacto de três revoluções: a Revolução Francesa, a Revolução Industrial Inglesa e a independência das 13 colônias na América do Norte.
A Inconfidência Mineira No Brasil, tivemos vários movimentos rebeldes, dentre os quais se destaca justamente a Inconfidência Mineira (que não deu certo, foram todos enforcados).
Ora, entre os inconfidentes estavam intelectuais (bem no estilo iluminista) e poetas. E esses poetas-rebeldes eram nostálgicos do ambiente rural, que consideravam mais puro.
Características do Arcadismo
BUSCA DA SIMPLICIDADE
A fórmula básica do Arcadismo pode ser representada assim:
Verdade = Razão = Simplicidade
Mas se a simplicidade é a essência do movimento - ao avesso da confusão e do retorcimento barroco - como pode o artista ter certeza de que sua obra é integralmente simples? A saída está na imitação (que significa seguir modelos e não copiar), tanto da natureza quanto dos velhos clássicos.
IMITAÇÃO DA NATUREZA
Ao contrário do Barroco, que é urbano, há no Arcadismo um retorno à ordem natural. Como na literatura clássica, a natureza adquire um sentido de simplicidade, harmonia e verdade. Cultua-se o "homem natural", isto é, o homem que "imita" a natureza em sua ordenação, em sua serenidade, em seu equilíbrio, e