Arcadismo
T FS et al.
ARTIGOUsoORIGINAL
Uso de matriz dérmica associado ao curativo por pressão negativa na abordagem da contratura em pacientes queimados
Use of dermal matrix and negative pressure dressings for the treatment of contractures in burn patients
Johnny Leandro Conduta
Borda Aldunate1
Luiz Philipe Molina Vana2
Carlos Fontana2
Marcus Castro Ferreira3
Trabalho realizado na
Disciplina de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas da
Faculdade de Medicina da
Universidade de São Paulo,
São Paulo, SP, Brasil.
Artigo submetido pelo SGP
(Sistema de Gestão de
Publicações) da RBCP.
Artigo recebido: 21/3/2012
Artigo aceito: 7/8/2012
RESUMO
Introdução: O aperfeiçoamento no tratamento inicial do paciente queimado, por meio da reposição volêmica e, principalmente, com excisão e enxertia precoce das lesões, resultou em profundo impacto na evolução dos indivíduos queimados, ocorrendo aumento da taxa de sobrevida. Com a maior sobrevida desses pacientes surgiu um novo desafio para a cirurgia reparadora, o tratamento das sequelas de queimaduras, principalmente compostas pelas contraturas. O objetivo deste estudo é demonstrar o uso da matriz dérmica artificial associado a terapia por pressão negativa no tratamento de sequelas de queimaduras. Método:
Foram selecionados 10 pacientes com contratura por queimadura. Os pacientes selecionados foram submetidos a liberação da contratura cicatricial e colocação de matriz dérmica artificial (Integra®), conforme técnica padrão, e curativo por pressão negativa para cobertura.
A cada 5 dias, foram realizadas trocas do curativo até completar período de 3 semanas a 4 semanas. Após esse período, o leito foi submetido a enxertia de pele. Os pacientes foram questionados, no pré e pós-operatório, quanto a sua satisfação com os aspectos estético e funcional da região