ATPS de Fundamentos de Redes
3.1 Conceito de Topologia de Redes
Estrela: Em uma topologia estrela, cada dispositivo tem um link ponto a ponto dedicado ligado apenas com o controlador central, em geral denominado hub. Os dispositivos não são ligados diretamente entre si. Diferentemente de uma topologia de malha, uma topologia estrela não permite tráfego direto entre os dispositivos. O controlador atua como uma central telefônica: se um dispositivo quiser enviar dados para outro dispositivo, ele deve enviar os dados ao controlador que, então, os retransmite ao outro dispositivo conectado.
Figura 1: Imagem ilustrativa de uma rede do tipo estrela.
Barramento: Uma topologia barramento é multiponto. Um longo cabo interliga todos os dispositivos da rede, esse cabo pode ser transceptor (uma conexão que vai de um dispositivo ao cabo principal) e transreceptores-vampiros (é um conector que se une ao cabo principal, ou um contato através de uma perfuração, para chegar ao núcleo metálico). As vantagens oferecidas por uma topologia barramento são: facilidade na instalação, quantidade pequena de cabos. Suas desvantagens são: dificuldade de reconfiguração e o isolamento de falhas, difícil acréscimo de novos dispositivos, a inclusão de sinais nos transceptores-vampiros pode prejudicar a qualidade do sinal, entre outras.
Figura 2: Imagem ilustrativa de uma rede do tipo barramento.
Anel: Em uma topologia anel cada dispositivo possui uma conexão ponto a ponto com os dois dispositivos conectados de cada lado, cada dispositivo possui um repetidor, ou seja, quando um dispositivo recebe um sinal destinado a outro dispositivo, ele lê os bits e os passa adiante. As vantagens oferecidas por uma topologia anel são: fácil instalação e reconfiguração, acréscimo e eliminação de dispositivos de maneira fácil, facilidade em encontrar e localizar falhas, entre outros. Sua principal desvantagem é o tráfego unidirecional, uma interrupção no anel pode