AR 1
Introdução:
O Sistema respiratório é composto dos tratos respiratórios superior e inferior. Em conjunto, os dois tratos são responsáveis pela ventilação, que é o movimento do ar para dentro e para fora das vias aéreas. O trato superior, conhecido como via aérea superior, aquece e filtra o ar inspirado, de modo que o trato respiratório inferior, pode realizar a troca gasosa. O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traquéia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. As camadas das pleuras e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior.
Existem inúmeras doenças relacionadas ao trato respiratório, e essas doenças estão ocupando hoje a 3º causa de morte no mundo.
Os principais sinais e sintomas das doenças respiratórias são a dispnéia (respiração difícil, falta de ar); tosse; produção de escarro; dor torácica ;sibilância( chiado),baqueteamento dos dedos(dedos em forma de baqueta);hemoptise(expectoração de sangue a partir do trato respiratório) e cianose( coloração azulada da pele, devido a hipóxia). Essas manifestações clínicas estão relacionadas com a duração e gravidade da doença. A seguir segue uma lista das principais doenças e suas principais características.
Resfriado
Inflamação e infecção aguda do nariz e garganta, causadas por vírus. O contágio pode se dar através de tosse, espirro ou contato pessoal com um doente. A baixa resistência do organismo pode predispor ao contágio.
Gripe
Também causada por vírus, a gripe é uma infecção mais grave do que o resfriado. Provoca dores musculares, tosse, corrimento nasal, dor de garganta, febre alta e inflamação das vias respiratórias. É contagiosa e dura em média de quatro a dez dias. Entre as complicações estão a