Aquisição dos pronomes pessoais na língua espanhola
(o estudante com mais escolarização e que pratica mais a língua-alvo, utiliza o sistema pronominal com mais eficiência na língua espanhola que outros com menos escolarização ou que praticam menos a língua.) * Aspectos motivacionais: o motivo pelo qual se estuda a língua-alvo.
(Estes aspectos podem influenciar na aprendizagem, contribuindo para a perseverança, a autoconfiança, e ainda, para direcionamento de atividades que estejam mais consoantes com os interesses do grupo...)
Perguntas dependentes * Aprendizado de outra LE
(a literatura nos mostra que não só a língua materna do aprendiz influencia na transferência lingüística, mas também outras línguas aprendidas anteriormente podem influenciar positiva ou negativamente.) * Prática da língua-alvo
(saber se os alunos recebiam insumo de outros meios que não o material didático ou a fala dos professores.)
Perguntas abertas * Levantar dados individuais
(idade, profissão, tempo de estudo) * Dificuldade na aprendizagem da língua
(saber se os alunos mencionariam livremente algum entrave na aquisição do sistema pronominal da língua-alvo, uma dificuldade mais específica. E também se as dificuldades estavam mais ligadas à gramática, ao léxico, à escrita ou à fala. )
QUESTIONÁRIOS
Vantagens dos questionários a) são auto-administráveis e podem ser aplicados para um grande número de participantes ao mesmo tempo; b) se o mesmo questionário é dado a todos os participantes, os dados são mais uniformes e padronizados; c) um instrumento relativamente mais barato e simples do que outros procedimentos; d) um questionário em que o aluno não seja identificado pode fazer com que o mesmo compartilhe informações de natureza sensitiva ou pessoal mais facilmente.
* Desvantagens do questionário * Selinger e Shohamy (1989) ressaltam o baixo número de respostas (principalmente se o questionário é