Aquifero Roberta Garcia Guerra
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária – 8/9 semestre
Aluna: Roberta Garcia Guerra
A Água que ninguém vê. - Resenha
A água é o recurso natural que determina a distribuição das populações humanas sobre o Planeta. Os aqüíferos são importantes fontes de abastecimento de água, e, para que se tenha um melhor aproveitamento desse recurso, tornam-se necessários estudos que disciplinem a sua exploração e caracterizem ou quantifiquem sua vulnerabilidade natural, além de sua quantidade explorável.
As relações entre o homem e o meio têm provocado profundas transformações e graves desequilíbrios ao Planeta, acarretando a destruição do patrimônio natural e o esgotamento de reservas.
O crescimento demográfico é o responsável pelo aumento da pressão das populações sobre os recursos naturais renováveis e não renováveis. A água é um dos recursos naturais onde a exploração aumentou consideravelmente nestas últimas décadas, pois participa de todas as atividades desenvolvidas pelo homem, tais como: na agricultura; na indústria; no abastecimento público; na produção de energia; recreação e também na navegação. Todas as atividades são potencialmente poluentes com variação de intensidade e formas dentre estas.
O homem sempre teve a sensação de que esse recurso era inesgotável, pela sua forma abundante, usado-a de forma irracional e, quase sem nenhum controle. Essa falsa sensação de inesgotabilidade da água cai por terra quando tomamos consciência de que, nem toda a água do planeta pode ser aproveitada para o consumo humano, por isso a necessidade de preservação deste recurso natural ser imprescindível. Neste caso a preservação das águas subterrâneas, assume grande importância, não só porque representa uma das maiores porcentagens das águas doces de fácil acesso, mas também porque a sua descontaminação é economicamente e tecnicamente difícil.