Aquifero Guarani
Turma: 2 ESAM
Aquífero é compreendido por uma formação geológica que funciona como um grande reservatório de determinada concentração de água. Encontrado a centenas de metros abaixo da superfície do solo, esta geralmente situado em terrenos porosos (areia, fragmentos de rocha) ou fraturados (fratura ou fissura no solo), podendo assim facilitar a absorção de água para seu interior. Os aquíferos originaram-se graças ao ciclo hidrológico, mais precisamente da etapa conhecida como infiltração, é nessa etapa onde ocorre a penetração da água no solo e surgem os primeiros lençóis d’água resultando na absorção da água pelo terreno propício, assim devido a grande abundância de água em certas regiões vão se armazenando no subsolo grandes quantidades de água, formando então os aquíferos subterrâneos.
Segundo a UNESCO, em torno de 75% do consumo diário de água potável na Europa provém de aquíferos, e em alguns países como a Alemanha, Suécia e Holanda esse índice chega aos 90%. Isso revela a grande importância dos aquíferos para a humanidade.
Segundo o IBGE, o Brasil possui atualmente 27 aquíferos, sendo o aquífero guarani, o mais importante e utilizado no país atualmente, devido sua extensão de quase 1,2 milhão de quilômetros quadrados é repartido com mais três países: Paraguai, Argentina e Uruguai. Esse fator estreita as relações políticas entre esses países para acordos de uso racional e sustentável do aquífero visando sua preservação. A quantidade exata de água armazenada no aquífero ainda é um mistério, porém estima-se que deve haver cerca de 46.000 Km3, o que é mais do que suficiente para abastecer a população que vive em sua superfície.