Cardiovascular
O termo Cardio, refere-se ao coração, enquanto vascular, refere-se aos vasos sanguíneos (ou suprimento abundante de sangue). Estes são os componentes do sistema que iremos estudar.
O sangue é um fluido viscoso, mais grosso e pesado que a água, que tem a função de transportar o oxigênio para as células do corpo e dióxido de carbono para os pulmões. O mesmo, também regulam o pH, a temperatura e até a quantidade de água no interior de cada célula, além da função de proteção, como mecanismo de coagulação que protege da perda sanguínea, ou até mesmo os anticorpos, que protegem de micróbios e toxinas externas.
O sangue venoso é rico em gás carbônico, este, é sempre transportado por veias, salvo apenas, em uma exceção. As veias são vasos sanguíneos mais finos e elásticos, que se ramificam por todo o corpo, de veias e vênulas e a capilares.
O sangue Arterial é rico em oxigênio, este sendo transportando por artérias, também, salvo apenas em uma exceção. As artérias, como pudemos constatar em laboratório, são mais grossas e firmes do que as veias e se ramificam em artérias menores, chamadas de arteríolas.
Apesar de não darmos muita atenção ao músculo, o coração é o centro do sistema cardiovascular. O órgão foi projetado para propulsar o sangue para todo o corpo pelos vasos sanguíneos, a capacidade de trabalho do mesmo, é impressionante, esta “bomba” proporcionada pelo sistema, faz a circulação contínua de sangue “novo” através de aproximadamente 100.000 quilômetros de vasos sanguíneos.
O coração está localizado entre os pulmões, no centro, região nomeada de mediastino. O órgão tem dois terços de si, a esquerda da linha mediana do corpo.
O interior do coração é dividido em quatro câmaras, que bombeiam o sangue. As duas superiores são chamadas de átrios e as inferiores, ventrículos. Essas câmaras são divididas por uma parede divisória, em lado direito e esquerdo, sendo os átrios pelo septo interatrial e os ventrículos pelo septo