Ensaios De Tra O Tec Mec II
Escola Técnica Estadual Ferreira Viana
Turma: 2111
Nome: Matheus Teixeira Araujo / Nº: 14
Curso: Mecânica
Disciplina: Tecnologia Mecânica II
Professor: Arídio
Rio de Janeiro
Abril – 2012
Índice
Página 2:
Introdução
Tensão e deformação
Páginas 3, 4 e 5:
- Deformação
-Tensão
-Limite elástico
Páginas 6 e 7:
-Limite de proporcionalidade
-Escoamento
-Limite de resistência
Página 8:
-Limite de ruptura
-Fratura
Página 9 e 10:
Procedimentos normalizados
-Confiabilidade dos ensaios
-Normas técnicas voltadas para ensaios de tração
-Equipamento para ensaio de tração
Páginas 11 e 12:
-Corpo de prova
Bibliografia
Introdução
Consiste na aplicação de carga de tração uniaxial crescente em um corpo de prova especifico até a ruptura. Trata-se de um ensaio amplamente utilizado na indústria de componentes mecânicos, devido às vantagens de fornecer dados quantitativos das características mecânicas dos materiais.
Com esse tipo de ensaio, pode-se afirmar que praticamente as deformações promovidas no material são uniformemente distribuídas em todo o seu corpo, esta uniformidade termina no momento em que é atingida a carga máxima, próxima do final do ensaio e, como é possível fazer com que a carga cresça numa velocidade razoavelmente lenta durante todo o teste, o ensaio de tração permite medir satisfatoriamente a resistência do material.
Tensão e deformação
Quando um corpo de prova é submetido a um ensaio de tração, a máquina de ensaio fornece um gráfico que mostra as relações entre a força aplicada e as deformações ocorridas durante o ciclo.
Mas o que interessa para determinação das propriedades do material ensaiado é a relação entre a tensão e a deformação. Figura 1
Nos sub tópicos a seguir, veremos o que é a deformação e a tensão, os respectivos cálculos para se obter os valores destes e, e todos os limites q o cercam.
Deformação
Nos corpos de provas normalmente a seção reta é circular, porém corpos de provas