Aquifero guarani
Graduação em Engenharia Civil
Geologia Geral
Profª Ana Paula Lazarini
Guilherme Rechi Ferreira
RA 10937
Leonardo de Paula Carvalho
RA 10897
Rodolfo Dantas Queiroz
RA 10754
Tamiris Daniele Pereira
RA 11962
OCUPAÇÃO DE ÁREAS DE RECARGAS DE AQUÍFEROS
Ribeirão Preto – SP
Junho 2014
Sumário
1. Introdução
2
2. Características Geológicas
3
3. Características Gerais
3
4. Qualidade do Aquífero Guarani
8
5. Conclusão
11
Referências Bibliográficas
12
1
1 - Introdução
Este trabalho visa apresentar que o aquífero é uma formação geológica do subsolo, constituída por rochas permeáveis, que armazena água em seus poros ou fraturas. Outro conceito refere-se a aquífero como sendo, somente, o material geológico capaz de servir de depositório e de transmissor da água aí armazenada.
Assim, uma litologia só será aquífera se, além de ter seus poros cheios de água, permitir a fácil transmissão da água armazenada.
São verdadeiros reservatórios subterrâneos de água formados por rochas com características porosas e permeáveis que retém a água das chuvas, que se infiltra pelo solo, e a transmitem, sob a ação de um diferencial de pressão hidrostática, para que, aos poucos, abasteça rios e poços artesianos.
São através dos aquíferos que os cursos de águas superficiais (rios, lagos, nascentes, fontes, pântanos e afins) são mantidos estáveis e o excesso de água é evitado através da absorção da água da chuva. Como podem ser utilizadas como fonte de água para consumo, exigem cuidados para sua preservação a fim de evitar a sua contaminação.
Es trabalho também irá apresentar também as características gerais e geológicas do aquífero guarani.
2
2 – Características Geológicas
O Aquífero Guarani é constituído de várias rochas predominantemente arenosas, que foram sedimentadas em ambiente flúvio-lacustres e eólicas do
Triássico e do Jurássico. Os estratos do