AQUEÇIMENTO NA ATIVIDADE FÍSICA
O objetivo deste trabalho é perceber qual a importância do aquecimento antes de uma atividade física, um treino ou uma competição
O que é e para que serve?
O aquecimento é a componente básica. O aquecimento serve para evitar lesões e para preparar o organismo para o esforço físico que se vai realizar, e tem como objectivo activar o sistema cardiovascular, o aparelho respiratório e locomotor e preparar-nos psicologicamente para a actividade física.
Efeitos do Aquecimento
Efeito sobre as funções cardiovasculares:
. Aumenta a frequência cardíaca;
. Eleva a pressão sanguínea;
. Aumenta a quantidade de sangue em circulação.
Efeito no sistema respiratório:
A frequência e a profundidade da respiração aumentam em função da intensidade e do volume da carga corporal. A falta do aquecimento pode causar a "dor no lado" pois o diafragma que desempenha um papel importante na respiração, sofre uma super acidificação local causando a tal dor.
Efeito no sistema muscular:
O aumento da irrigação no aquecimento e o calor produzido pelo trabalho muscular aumentam a temperatura de todo o organismo e do próprio músculo, favorecendo o deslizamento das fibras musculares e facilitando a movimentação de tendões e ligamentos.
Efeito nos parâmetros psicológicos:
O aquecimento não só provoca uma melhoria na disposição física, como também da disposição psíquica à performance. Pode também melhorar a atenção na percepção óptica, assim como uma activação das estruturas centrais, melhorando a coordenação e precisão das acções motoras.
Tipos e Formas de Aquecimento
Os tipos de aquecimento existentes são:
. Aquecimento passivo: é realizado por meio de saunas, de duches quentes, de massagens e de fornos, entre outros, e são bastante usados nos casos de reabilitação de lesões por profissionais da Fisioterapia.
. Aquecimento activo: é subdividido em geral e específico. O aquecimento Geral realizado através de uma actividade física que envolva os grandes