Aquecimento no futsal
O aquecimento é utilizado de forma a preparar o organismo do atleta, tanto muscular como organicamente para a prática do esporte ou para a realização de treinamentos, nesse trabalho falaremos especificamente do aquecimento voltado a pratica do futsal, seu objetivo, os tipos e métodos e os efeitos que causam.
O QUE É O AQUECIMENTO Primeiramente devemos esclarecer o conceito de aquecimento, que na maioria das vezes é confundido com alongamento. Segundo Jurgen Werneck “o termo aquecimento pode-se entender todas as medidas que servem como preparação para o esporte (seja para o treinamento ou para competição), o aquecimento visa obtenção de estado ideal psíquico e físico, a preparação cinética e a coordenativa e a prevenção de lesões”.
TIPOS DE AQUECIMENTO
O aquecimento pode ser dividido em dois tipos, geral e especifico. O aquecimento geral deve possibilitar um funcionamento mais ativo do organismo como um todo (Adam/Werchoshanskij 1972). O aquecimento geral nada mais é que corridas de preparação, alongamentos e movimentos em geral visando preparar o corpo para a atividade que vem a seguir.
Essa fase do aquecimento visa o aumento da temperatura corporal como também uma melhora nas articulações e membros antes da atividade a ser desenvolvida.
Já o aquecimento específico consiste em movimentos específicos da modalidade, no caso o futsal. É quando os vários grupos musculares são especificamente preparados para a modalidade, quando se utilizam os chutes, passes, conduções de bola e cruzamentos antes de treinos e jogos.
O aquecimento pode ser dividido em ativo, passivo mental ou combinado.
O aquecimento ativo visa executar os movimentos, trabalhando o corpo de forma como um todo.
No aquecimento passivo é utilizado métodos como massagens, fricções, duchas quentes ou frias, diatermia porém esse tipo de aquecimento não aquece todas as camadas musculares.
O aquecimento mental é a mentalização do