Aquecimento global
ESTUDO DIRIGIDO
BIOLOGIA MOLECULAR
1. Explique a estrutura e as funções de carboidratos e lipídeos.
Os carboidratos, também conhecidos como hidratos de carbono ou glicídios, são compostos orgânicos geralmente constituídos por átomos de carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O). São usados como fonte de energia pelos seres vivos, mas podem também ter função estrutural.
A função energética constitui a primeira e principal substância a ser convertida em energia calorífica nas células, sob a forma de ATP. Na função estrutural, determinados carboidratos proporcionam rigidez, consistência e elasticidade a algumas células.
Os carboidratos podem ser divididos em três grandes grupos: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
Os monossacarídeos são carboidratos simples, que não sofrem hidrolise, de fórmula geral (CH2O)n, em que n varia de 3 a 7. As pentoses e as hexoses são os monossacarídeos mais importantes e mais comuns nos seres vivos.
Alguns exemplos de monossacarídeos: * Galactose (C6H12O6): é um dos componentes do açúcar do leite (lactose). Tem função energética; * Frutose e Glicose (C6H12O6): mel e frutos diversos. Tem função energética; * Ribose (C5H10O5): componente estrutural do ácido ribonucléico (RNA); * Desoxirribose (C5H10O4): componente estrutural do ácido desoxirribonucléico (DNA). Não segue a fórmula geral dos monossacarídeos.
Os oligossacarídeos são carboidratos formados pela junção de duas a dez moléculas de monossacarídeos, que se separam por hidrólise. O grupo mais importante dos oligossacarídeos são os dissacarídeos, formados pela união de apenas dois monossacarídeos.
Os oligossacarídeos são solúveis em água, mas, como não são carboidratos simples como os monossacarídeos, necessitam ser quebrados na digestão para que sejam aproveitados pelos organismos como fonte de energia.
Alguns exemplos de dissacarídeos: * Sacarose (glicose + frutose): é o açúcar da cana