Aquecimento elétrico
A água quente pode ser obtida, basicamente, através de um aquecedor elétrico, a gás ou solar. Os sistemas de aquecimento dividem-se em: aquecimento de passagem e de acumulação.
AQUECEDOR ELÉTRICO:
Aquecedores elétricos de passagem: Também chamados de aquecedores rápidos, são os mais comuns. Entre eles: os chuveiros elétricos, aquecedores de torneiras (instalados sob ou sobre pia) e similares. * Sua eficácia é menor do que os de acumulação e geralmente são instalados diretamente no ponto de uso. Suas vantagens são o baixo custo e facilidade de instalação, visto que dispensam a tubulação de água quente. * No caso dos chuveiros e das torneiras elétricas há como desvantagem o alto consumo e, não é incomum, o baixo rendimento. Como consequência, a água pode não estar suficientemente aquecida nos dias mais frios ou, para atingir uma temperatura mais alta, pode ser necessário reduzir demais o volume de água, a ponto de o banho ficar desconfortável.
Aquecedores elétricos de acumulação (boilers): Os aquecedores elétricos de acumulação são usualmente chamados de boilers. Tem formato similar aos aquecedores a gás de acumulação: uma espécie de grande cilindro metálico. * A água fica acumulada dentro deste cilindro e permanece aquecida por resistências elétricas. As vantagens desse sistema são sua eficácia na produção de água quente, o fato de a água chegar rapidamente ao ponto de consumo e a possibilidade de atender diversos pontos. * Uma desvantagem deste sistema é o alto consumo de energia, posto que ele trabalha ininterruptamente para manter a água aquecida. * Para reduzir o consumo, entretanto, é possível instalar um timer que aciona o sistema em determinado horário programado (a hora que você costuma chegar em casa, por exemplo), deixando o boiler desligado o restante do dia.
Elementos do Aquecedor de Acumulação:
1- Controladores de Pressão:
Respiro: o respiro é um elemento de segurança que tem a