Folclore
Manutenção é “o conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes constituintes, para atender às necessidades e segurança de seus usuários, de acordo com os padrões aceitáveis de uso, de modo a preservar sua utilidade e sua funcionalidade” .
A garantia do imóvel
A construção e os bens móveis, desde as paredes, o piso, as tubulações, até o bebedouro, as mesas, as cadeiras, fazem parte do patrimônio da escola, devendo ser bem cuidados.
Para a garantia do imóvel e dos bens móveis, é importante a correta manutenção preventiva de cada unidade.
Por exemplo: quando você compra um filtro de água, você recebe a nota fiscal e um “manual”, com as condições necessárias para a durabilidade do aparelho, desde como utilizá-lo, limpá-lo, até a garantia da peça. Além de guardar esses documentos, você deve usar o filtro da forma correta.
O que quero dizer é que, quando uma torneira do banheiro da escola apresentar vazamento, a primeira coisa a se observar é se ela está no prazo de garantia. Caso positivo, basta entrar em contato com a empresa de engenharia que executou a obra da escola, ou com a loja ou vendedor que vendeu o produto, e procurar seus direitos. Nesta situação, a peça será consertada, sem ônus.
Caso a garantia já tenha vencido, deve-se procurar consertála ou substituí-la por uma nova. Em alguns casos, pode ser necessário solicitar assistência técnica.
A perda de garantia
Os materiais e os serviços de instalações e equipamentos perdem sua garantia caso ocorram: Danos sofridos pelas partes integrantes das instalações em conseqüência de quedas acidentais, maus tratos, manuseio inadequado, instalação incorreta e erros de especificação. Danos causados por impacto ou perfurações em tubulações tanto aparentes como embutidas na alvenaria. Instalação ou uso incorreto dos equipamentos. Danos causados