Aquarismo
Noções Básicas Para Montagem de Aquário
Para você poder entrar no mundo da aquariofilia, fizemos este pequeno guia de regras básicas e mostrar que não existem mistérios para obter sucesso neste hobby. Vamos começar com os equipamentos:
O Aquário:
Os aquários com maior volume de água, geralmente são os de melhor estabilidade e manutenção, escolha se possível os de 50 litros para começar, mas os ideais são aqueles acima de 200 litros. Fica claro, porém que tudo depende para o que você queira usa-lo, para que espécie de peixe e tamanho.
O Substrato:
Geralmente é usado como substrato, cascalho de rio, pois são os que menos alteram as condições químicas da água. (O PH. ) Você deverá usar uma camada de 5cm de cascalho no fundo para um bom enraizamento de plantas. Existem outros tipos de pedras, mas não são neutras ou seja, podem alterar o PH da água, usadas para condições específicas dependendo do peixe que irar habita-lo.
A Iluminação:
A iluminação de um aquário é de extrema necessidade para realizar funções biológicas e químicas. As lâmpadas mais usadas são as fluorescentes , elas são de baixo consumo de energia, não alteram a temperatura, pois são lâmpadas frias e são de fácil acesso. A regra básica é de 0.5w a 1w por litro.
Aquecedores e Termostatos:
Quase todos os peixes necessitam de uma temperatura que pode variar de 23 a 29 graus. Para alcançarmos esta temperatura em dias em que a temperatura ambiente não esteja nesta faixa, devemos usar um aquecedor ligado a um termostato. Existem no mercado opções variadas para este fim: Termostatos ligados a um aquecedor ou Aquecedores acoplados a um termostato. A regra geral é de 1,5W pôr Litro de água. A maioria dos Peixes tropicais tem funções corporais