assistente social
O Assistente Social integra a equipe de Cuidados Paliativos orientando o acesso aos serviços e benefícios disponíveis ao paciente nessa fase da doença, com foco na sua qualidade de vida. Por meio da avaliação social identifica o perfil do paciente, a sua situação social e trabalhista e se ele e os familiares ou cuidadores, conseguiram internalizar os princípios dos Cuidados Paliativos.
A sua atuação profissional é norteada pela Política Nacional de Humanização e o Código de Ética Profissional e contribui para o acolhimento do paciente e o da família pela equipe multidisciplinar, passo essencial para a efetivação dos cuidados e dos atendimentos oferecidos.
A avaliação social é um instrumento de trabalho utilizado pelo Assistente Social no momento em que o paciente se vincula à Unidade, e tem por objetivo conhecer a dinâmica familiar e orientar os usuários na utilização dos serviços da UNIC.
Ele trabalha respeitando a autonomia do paciente, abordada como um direito. Procura identificar o que mais o preocupa e à família, assim como o desejo de ambos de aprofundarem os conhecimentos sobre a doença e o momento que estão vivendo, transmitindo estas informações à equipe da UNIC. Levanta as condições da família para manter o paciente em casa e como ela se organizou para fazê-lo.
As dificuldades apresentadas pelos usuários na vivência desse processo de adoecimento são analisadas junto com eles e são orientados quanto aos recursos oferecidos pela UNIC, pelo Plano de Saúde e pelas Políticas de Proteção Social.
São oferecidas orientações sobre procurações, atestados, auxílio-doença, aposentadorias, isenção de impostos, saques do FGTS e do PIS/PASEP, garantidos por lei aos pacientes com câncer ou doenças crônicas e sobre óbito.
Os atendimentos subseqüentes são realizados quando surgem novas demandas e quando os usuários apresentam maior dificuldade para realizar o plano de cuidados em residência.