Aquarela
CURSO DE ARTES VISUAIS
GUSTAVO BASCHIROTTO PEREIRA
AQUARELA
CRICIÚMA-SC, NOVEMBRO/2005
GUSTAVO BASCHIROTTO PEREIRA
AQUARELA
Trabalho acadêmico realizado para cumprimento parcial da disciplina de Pintura no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Orientadora: Profª Angélica Neumaier
CRICIÚMA-SC, NOVEMBRO/2005
Aquarela
O que vem a ser a aquarela?
Primeiramente, vamos começar pela definição científica:
Aquarela: Técnica pictórica que emprega corantes dissolvidos na água, transparentes, cuja luminosidade é dada pelo branco da superfície do suporte, habitualmente papel, mas também cartão ou madeira. Já a tinta guache é feita à base de água, goma-arábica e um tipo de pó colorido. A diferença da aquarela é que o guache tem em sua composição uma espécie de tinta branca, o que o torna mais opaco. Assim, o pintor pode trabalhar com cores escuras e tornar o quadro mais claro aplicando o guache, um processo impossível quando se usa aquarela.
Agora vejamos do ponto de vista histórico:
A aquarela é uma técnica muito antiga. Desde o tempo dos egípcios, tintas à base de água usadas para pintar sobre papiros já eram conhecidas. Apesar disso, a aquarela sempre foi considerada uma técnica auxiliar, isto é, era empregada em estudos e esboços rápidos, que depois eram transformados em imagens definitivas, pintadas a óleo. No começo do século 19, os pintores utilizavam pincéis feitos de pêlos de camelo e blocos de papel bem grossos, e saíam por aí. Isso mesmo: a aquarela seca assim que a água evapora, e os pintores podiam carregar suas obras para todo lado.
Foi nesse século que um grupo de aquarelistas se uniu na Inglaterra e realizou, em 1805, a primeira exposição de pinturas com esta técnica. Durante aquele período, alguns artistas ingleses se especializaram em aquarela e retrataram belas paisagens.
A