Aquarela

403 palavras 2 páginas
A música foi escrita por Toquinho, em parceria com seu amigo Vinícius de Moraes. Ela abrange diferentes significados, desde o incentivo a imaginação, e até mesmo o caminho que fazemos para completar a vida, chegando à morte. Aquarela reflete incialmente, aquele mundo cheio de fantasias e imaginações, mas o tempo vai passando, e então quando deixamos de ser crianças as responsabilidades surgem, e a grande preocupação com o futuro. O mundo de criança, aquele com o pensamento centrado apenas no presente, se descolore, e a partir desse momento só controlamos o nosso futuro, temendo-o muitas vezes, e só tendo a única certeza da vida: a morte.

A parte, que fala de uma América a outra, mostra bastante o quanto nós, com a imaginação e coragem podemos avançar, em questões até mesmo de segundos. Quando fala da astronave que tentamos pilotar, mostra como nós, humanos, tendemos a controlar e manipular tudo que está em nossa volta. Dá a ideia de que também temos que fazer coisas boas, pois serão elas que no fim iremos plantar. O descolorirá, nas últimas estrofes, é o que mostra bem a ligação com a morte. Toquinho, não a encara como algo tenebroso, e sim, como algo natural da vida, a única certeza que possuímos. Ela entra na nossa vida, e nos convida para rir ou para chorar, como ele mostra em uma das estrofes da música.

“CORRO O LÁPIS EM TORNO / DA MÃO E ME DOU UMA LUVA/ E SE FAÇO CHOVER /COM DOIS RISCOS/ TENHO UM GUARDA-CHUVAS”, essa estrofe mostra que o lápis é como se fosse o nosso livre arbítrio, podemos desenhar o que quisermos e nos expressar como quisermos com ele, seja desenhando o castelo de nossos sonhos ou o sol que nos transmite luz. No guarda-chuva, ele mostra como se fosse à proteção interior, aquilo que temos para nos defender do que pode causar a nós problemas. Toquinho mostra de forma bastante clara as etapas da nossa vida, desde o início, da qual começamos a criar o que queremos (através da imaginação, daquela folha branca) e depois,

Relacionados