Aqua
A Fundação Vanzolini desenvolveu o referencial técnico do Processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental) para bairros e loteamentos e concedeu a certificação, na fase programa, ao primeiro condomínio sustentável brasileiro que será construído em São Carlos, São Paulo: o Residencial Damha Golf I da Damha Incorporadora.
A certificação considera a gestão do projeto, da construção, do uso e da operação de bairros e loteamentos sustentáveis para a obtenção dos níveis de desempenho planejados.
O empreendedor que deseja obter a certificação AQUA em seu projeto de um bairro ou loteamento precisa atender às exigências de 17 objetivos de desempenho, divididos em três grandes temas: integração e coerência do bairro (cinco critérios); recursos naturais, qualidade ambiental e sanitária do bairro (sete) e vida social e dinâmicas econômicas (cinco). Nenhum dos 17 objetivos pode ficar abaixo do nível bom, que corresponde ao nível legal mais rigoroso, sendo que pelo menos nove devem atingir desempenhos superiores ou excelentes.
Os usuários terão acesso a transporte público, ciclovia, calçamentos pavimentados com piso semipermeável e corredores verdes nas divisas entre os fundos de cada lote. Cerca de 20% da área total do empreendimento será formada por vegetação local e, na etapa de operação do condomínio, a gestão terá impacto ambiental reduzido a partir da criação de processos mais limpos com participação e conscientização dos funcionários e moradores.
17 critérios do Processo AQUA para bairros e loteamentos:
Integração e a coerência do bairro
1. território e contexto local
2. densidade
3. mobilidade e acessibilidade
4. patrimônio, paisagem e identidade
5. adaptabilidade e potencial evolutivo
Recursos naturais, qualidade ambiental e sanitária do bairro
6. água – redução do consumo de agua potável, contrele de perdas e adesão das habitações a sistema de aproveitamento de água de chuva