Aq Fero
Cerca de 840 milhões km² estão localizados em território brasileiro, envolvendo os estados de Goiás, mato grosso do sul, são Paulo, Paraná, santa Catarina e rio grande do sul.
O termo aqüífero guarani foi sugerido na década de 1990, quando foram realizados varias reuniões envolvendo universidades dos países que possuem o aqüífero. Seu objetivo era unificar a nomenclatura das formações geológicas que formam o aqüífero, como citado anteriormente. Esse nome aparece como pirambóia/Botucatu no Brasil, prestando com isso uma homenagem aos índios guaranis que habitavam essa região por muito tempo.
Os recursos hídricos subterrâneos brasileiros estão sujeitos a uma serie de riscos, sendo importante citar:
-A exploração excessiva, que pode provocar egostamento
-Uso indiscrimando de agrotóxicos, que poderá contaminar as suas águas.
-Lixos despejados em aterros sanitários alem de animais e esgotos residências e indústrias nos rios da região.
A área envolvida com o aqüífero guarani, possui atualmente uma população na ordem de 30 milhões de pessoas, alem de ser uma região caracterizada por uma das melhores terras agricultáveis do Brasil, são as terras férteis, originada da decomposição do basalto denominada de terra roxa. Possuindo altos índices de produtividade desenvolvendo-se nelas as culturas de soja, milho, trigo, açúcar ale da pecuária.
Esse é um fenômeno