Os Maias Incas E Astecas 2
JÉSSICA CLEMENTE DE FREITAS
MAIAS, INCAS E ASTECAS
JI-PARANÁ
2015
Os Maias
A civilização Maia era uma série de povos diferentes que ocupavam terras que hoje ficam na Guatemala, Honduras e na península de Yucatan no México. Todos esses povos foram chamados de Maias, pois compartilhavam a mesma língua, calendário e a mesma religião. As primeiras cidades Maias foram construídas por volta de 400 a.C. e a influencia dos Olmecas, povos que existiram antes dos Maias, foi muito importante para o desenvolvimento dessa civilização.
Seu império era formado por varias Cidades-estados baseado no principio da teocracia, um sistema de governo onde o representante máximo era visto como um representante dos Deuses na Terra. Esse líder era chamado “Halach Uinic” (Homem verdadeiro) e ficava incumbido de realizar os sacrifícios para os deuses.
A sociedade Maia possuía uma organização rígida: No topo da hierarquia estava a família real, os ocupantes de cargos públicos e os ricos comerciantes. Na camada intermediaria outros ocupantes de funções publicas, militares e trabalhadores especializados. E por fim, formando a base da sociedade os camponeses e trabalhadores braçais.
Os Maias tinham uma religião Politeísta, o que rendiam muitos cultos de adoração. Acreditavam que para os deuses continuarem existindo era preciso cultos de sacrifício, que em geral aconteciam no centro das cidades, onde todos se reuniam e pediam que os deuses aceitassem o sacrifício. Para os Maias a criação do mundo se deu por varias fases até a criação do homem. Julgavam o mundo como uma superfície plana e dividida. Herdaram muitas praticas e rituais religiosos dos Olmecas, incluindo o culto do Jaguar.
A arquitetura Maia é reconhecida por suas enormes pirâmides de pedra, templos, observatórios e sistemas de irrigação. Um fato surpreendente de suas construções é a carência de tecnologia: não se tem noticia do uso de ferramentas ou veículos com roda.