apuração de lucro
O Balanço Patrimonial (BP), a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e a Demonstração dos Lucros e ou Prejuízos Acumulados (DLPA) são interdependentes.
Apresentar gráfico 1
A DLPA inicia – se com o saldo inicial este saldo vem dos lucros acumulados constantes do balanço patrimonial do ano anterior. Os Lucros líquidos que aparece na DLPA vem dos lucros de um período contábil, apurados na DRE.
As destinações dos lucros que são realizadas na DLPA veio todas das contas do patrimônio líquido, grupo de contas do balanço patrimonial.
RESERVAS O gestor e os acionistas de uma empresa devem constituir reservas com a finalidade de resguardar a empresa de eventos futuros possíveis. Para isso, a lei societária brasileira instituiu diversas reservas que serão calculadas a partir do lucro líquido do exercício.
RESERVA LEGAL Do lucro líquido do exercício, 5% (cinco por cento), antes de qualquer outra destinação, serão destinados à constituição da reserva legal, que tem como finalidade manter a integridade do capital social.
RESERVA ESTATUTÁRIA As reservas estatutárias são constituídas por determinação do estatuto da companhia, aqui estará destinada uma parcela dos lucros do exercício. O cálculo desta Reserva deverá estar fixado no Estatuto, No estatuto devera contera finalidade desta reserva;
LLE.............................. 20.400
Reserva legal.................. 5% 1.020
Reserva estatutária........10% 2.040
RESERVA PARA CONTINGÊNCIAS A empresa pode destinar parte do lucro para formar uma reserva com a finalidade de compensar a diminuição do lucro em exercício futuro em decorrência de perda julgada
Provável. Como exemplo de provisões para contingências são as de