APTS Antropologia
(Atividades de Práticas Integradas – ATPS)
COMPONENTES:
ANTROPOLOGIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL
1
ETAPA 1> PASSO 3
VISÃO SOCIAL
O filme Quarto de Despejo narra o diário de Carolina, uma catadora de papéis, semi-analfabeta, negra, pobre e favelada. Ela representa a voz dos excluídos, marginalizados por questões sociais e étnicas.
O diário registra fatos importantes da vida social e política do Brasil, iniciandose em 1955 e terminando em janeiro de 1960. Fatos são contados envolvendo a opinião da autora (subjetivismo), além de considerar sobre a vida dos pobres e favelados, a atitude dos políticos, a exploração dos comerciantes e atacadistas e o desperdício de alimentos.
Carolina mostra hábitos e costumes do seu meio social, observando fatos e atitudes das pessoas que conhece, destacando-se, ela mesma, como um elemento principal nessa favela.
Há um tempo exterior, quando ela registra cronologicamente os fatos, e um tempo interior, nos seus momentos de reflexão.
Mineira de Sacramento, a autora foi para São Paulo, onde trabalhou como doméstica. Tornou-se catadora de papéis, de latas, ferros, e muitas vezes, de alimentos. Até ser descoberta e sair desse quarto de despejo, para se mostrar ao mundo. Deixou de ser catadora para distribuir pérolas literárias. Inocentemente e humildemente.
A história de Carolina traça exatamente o que diz os artigos lidos de Maria
Carmelita e Graziela Scheffer como podemos observar o artigo de Maria Carmelita desenvolve análise acerca da pobreza brasileira, com ênfase nas formas historicamente desenvolvidas para seu enfrentamento.
2
ETAPA 1> PASSO 3
Parte de uma concepção de pobreza como fenômeno complexo e multidimensional, situando-a como expressão de relações vigentes na sociedade. Apresenta ainda uma rápida caracterização de iniciativas históricas constituídas na perspectiva de seu enfrentamento. O artigo de Graziela Scheffer faz uma análise do trabalho do Serviço Social nas