Aptidão física e saúde
No âmbito da disciplina de Educação Física foi proposto aos alunos que efetuassem um documento sobre variados temas. O tema seleccionado foi Aptidão Física e Saúde, sendo neste contexto pretendido expor as definições dos vários conceitos mencionados, promovendo deste modo para uma maior aprendizagem sobre eles. Os artigos científicos que se pretendem pesquisar vão, neste âmbito, de encontro a referências de desenvolvimento de acções direccionadas para a promoção da saúde, sendo a atividade física um mediador essencial.
Ao longo dos anos verifica-se um acréscimo de interesse relativamente à atividade física por parte da população quer portuguesa, quer mundial. É fundamental a prática da mesma, dado que evita problemas de saúde (Exemplo: Obesidade, Osteoporose, Osteopenia, Sarcopenia, Problemas Cardiovasculares, entre outros). A prática regular e correta de atividade física permite fortalecer a massa óssea, aumentar a massa muscular, diminuir a massa gorda (camada adiposa) prejudicial ao indivíduo quando em níveis elevados.
Em suma, a prática regular e bem orientada do exercício físico pode ser vista como uma contribuição importante para a saúde. Assim, sendo é fundamental manter a ideia de que o exercício físico para toda a vida e a construção de estilos de vida ativa nas pessoas visa a contribuição para a melhoria de saúde e consequentemente a qualidade de vida das populações. Sendo que as aulas de Educação Física são fundamentais pois contribuem para a promoção de estilos de vida mais saudáveis e auxiliam os indivíduos na mesma.
Aptidão Física e Saúde
A aptidão física é a condição de um indivíduo realizar as atividades do dia-a-dia sem atingir a fadiga, possuindo reservas energéticas suficientes para realizar atividades de lazer de forma vigorosa1. (Malina 2004) Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o termo saúde relaciona-se com a ausência de doenças ou enfermidades como