aps-transporte de mercadorias
Transporte é o deslocamento de bens de um ponto a outro da rede logística, respeitando as restrições de integridade da carga e de confiabilidade de prazos.
Com a aceleração do processo industrial na segunda metade do século XX no Brasil, a política concentrou os recursos no setor rodoviário,a qual corresponde atualmente a 61,1% se tornando o meio de distribuição mais utilizado no Brasil.
Em termos logísticos, transportar é a atividade de movimentação de materiais, produtos e/ou pessoas ao longo da cadeia de suprimentos. Em termos econômicos, ele tem a capacidade de disponibilizar cada tipo de mercadoria no momento e no lugar em que exista demanda.
O principal objetivo do transporte é movimentar produtos de um local de origem até um determinado destino minimizando ao mesmo tempo os custos financeiros, temporais e ambientais.
A funcionalidade do transporte tem duas funções principais:
1. Movimentação de produtos: o transporte é necessário para movimentar produtos até a fase seguinte do processo de fabricação ou até um local fisicamente, mas próximo ao cliente final;
2. Estocagem de produtos: os veículos representam mais uma opção de local de estocagem (restrições de capacidade, carga/descarga).·. O papel da distribuição na cadeia de suprimentos: Uma rede de distribuição fraca pode comprometer o nível de serviço que os clientes recebem enquanto aumenta o custo.
Uma rede de distribuição inadequada pode ter um efeito negativo significativo sobre a lucratividade da empresa.
Uma rede de distribuição apropriada resulta em necessidades de clientes sendo satisfeitas ao menor custo possível.
Desenvolvimento:
Uma indústria produz equipamentos eletrônicos que são bem acomodados para transporte em caixas de papelão cúbicas, de aresta 1m. A empresa transporta suas mercadorias em caminhões com capacidade para 45 caixas de tal dimensão em uma única viagem. A indústria produz 1480 equipamentos por mês.
1-Qual seria o volume mínimo de