APS-SINTESE DE PROTEINA
A união de uma série de aminoácidos unidos entre si por ligações peptídicas são moléculas orgânicas denominadas como proteína. É a substância mais importante do organismo e desempenha inúmeras funções: Regulam a atividade de órgãos (hormônios), atuam no transporte de gases (hemoglobina), participam no processo de defesa do organismo (anticorpos), são responsáveis pela contração muscular, dão estrutura aos tecidos e aceleram todas as reações químicas ocorridas nas células (enzimas).
A síntese de proteínas é um processo que se executa em pouco tempo, ou seja, rápido, ocorre em todas as células do organismo, especificamente nos ribossomos, organelas localizadas no citoplasma e no REG – Reticulo Endoplasmático Rugoso. Este processo pode ser dividido em 2 fases: 1º Transcrição e a 2º Tradução.
A maior classe de proteína fundamental insolúvel é o colágeno presente no tecido conjuntivo. As proteínas colagênicas são os constituintes mais abundantes da matriz extracelular da maioria dos tecidos. Essa proteína ocupa 30% do total de proteínas presente no corpo humano, sendo mais presente em nosso organismo. Encontrada apenas em células de origem animal.
Há diferentes tipos de colágenos no nosso organismo, estão classificados em 19 tipos e suas subunidades. Cada um deles apresenta características próprias, tanto no padrão de organização estrutural como em natureza química. Alguns se agregam formando fibrilas, fibras e feixes. Constitui cerca de 90% da massa de Tendões. Ex: Os tendões possuem alto conteúdo de colágeno, possuindo grande importância em fornecer resistência mecânica aos tecidos. Os 10% restantes são constituído por proteínas não colágenas, como a osteocalcina, osteonectina e outras como alguns fatores de crescimento.
Desempenha a função de manter as células dos tecidos unidas e fortalecê-las, entre outras. Também é responsável pelo envelhecimento humano, assim como pela cicatrização e regeneração em caso de cirurgia ou corte. A partir dos 30 anos mais