APS motor a 2 tempos
APS – Atividade Prática Supervisionada
4º Semestre – Engenharia Ciclo Básico
Tema: Quantificação de um motor a dois tempos
Nome: Luis Guilherme Lima de Paula R.A. B45FCD-1 Turma:EB4L12
Leonardo Soares
R.A. T731HJ-5 Turma: EB4L12
Robson Teixeira C. do Carmo R.A. B3092C-6 Turma:EB4L12
Isaias Teixeira C. do Carmo
R.A. B29JAB-9 Turma:EB4L12
Ozeias Rodrigues Moura
R.A. B45GEB-6 Turma:EB4L12
Introdução
Temos como proposta de nosso estudo, o motor a dois tempo.
Aprenderemos um pouco da história da descoberta deste tipo de motor e também a sua teoria, permitindo um conhecimento mais amplo sobre motores.
Será necessária uma pequena abordagem também sobre o motor a combustão interna. Conheceremos sobre seu funcionamento, características e o seu comportamento, pois esse conhecimento se faz necessário para entendermos e focarmos nosso estudo no motor a dois tempos.
Baseado nas informações coletadas, realizaremos uma apresentação sobre o funcionamento e também uma explicação, etapa a etapa do que ocorre internamente nesse tipo de motor. Após isso, colocaremos em prática os conhecimentos obtidos através do estudo para realizarmos a quantificação do motor.
Motor de combustão interna
O motor de combustão interna se trata de uma máquina térmica capaz de converter energias vindas de transformações e reações químicas em energia mecânica. Todo esse processo de conversão de energias se dá graças aos ciclos termodinâmicos, que envolvem: expansão, compressão e mudança de temperaturas de gases. Todos os motores que utilizam os próprios gases de combustão como fluido de trabalho são considerados como motores de combustão interna, e esse é o nosso caso, o motor a dois tempos.
Esses gases são responsáveis pelos processos de compressão, aumento de temperatura (queima), expansão e por fim a exaustão.
Por esse processo ser diferente é que ele se distingue de um motor de ciclo de combustão externa, na onde a