Trabalho
MÁQUINAS DE CORRENTE CONTÍNUA
2008MÁQUINAS DE CORRENTE CONTÍNUA
1 - INTRODUÇÃO
As máquinas elétricas rotativas, geralmente, podem operar como motor ou como gerador. Desta forma, o fluxo de potência elétrica pode estar entrando na máquina, o que caracteriza a operação como motor, ou saindo da máquina, estabelecendo assim, o funcionamento como gerador.
A máquina de corrente contínua não foge à regra, podendo, em acionamentos de corrente contínua, operar tanto como motor quanto como gerador.
Quando foi inventada a máquina de corrente contínua tinha como função principal a operação como gerador, fornecendo energia elétrica para sistemas de iluminação. Atualmente, sua aplicação como gerador está, na maioria das vezes, restrita a situações de frenagem, como será visto posteriormente.
Quando a máquina opera como motor, que é sua principal função no acionamento, ocorre a transferência de potência mecânica da máquina para carga e o conjugado (torque) desenvolvido pelo motor provoca o movimento do conjunto. Está mostrado na figura 1 este estado operacional.
ENERGIA
F
O
N
T
E
M
MCC n CARGA
Figura 1 - Máquina operando como motor.
Quando a máquina opera como gerador, ocorre a transferência de energia da carga (armazenada pelas massas em movimento) para a máquina e o conjugado desenvolvido pela máquina atua contra o movimento, provocando a frenagem do acionamento, que é o principal objetivo neste modo de operação. A figura 2 indica este modo de operação.
As figuras 1 e 2 mostram os dois estados operacionais, indicando o fluxo de energia e a ação do conjugado desenvolvido pela máquina em relação ao sentido de rotação. 2ENERGIA
F
O
N
T
E
n
“CARGA”
GCC
M
Figura 2 - Máquina operando como gerador.
É importante observar que a operação da máquina como gerador em acionamentos elétricos, para frenagem, pode assumir duas formas:
a) FRENAGEM DINÂMICA - A energia cinética, convertida em elétrica, é dissipada por resistores na forma