Resenha "E seu nome é Jonas"
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
E o seu nome é Jonas
Valença, 24de Novembro de 2014.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DOM ANDRÉ ARCOVERDE
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
E o seu nome é Jonas
Trabalho apresentado pelo acadêmico Wesley dos Santos Machado do 4º Período de Pedagogia, como parte das exigências para obtenção de nota parcial de conhecimentos na cadeira Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Valença, 24 de Novembro de 2014.
De autoria do escritor Michael Bortman, dirigido por Richard Michaels, "E o Seu Nome é Jonah" conta a história de um menino de, aproximadamente, uns sete ou oito anos de idade que, tendo nascido surdo, passa mais de três anos de sua vida interno em um hospital psiquiátrico, devido a sua condição de não poder ouvir e interagir com as pessoas.
A história se desenvolve a partir de sua alta do hostital, mostrando as dificuldades e os desafios e ser diferente em uma sociedade de iguais.
Em casa, vive com o pai, a mãe e com um irmão mais novo.
Muitas são as dificuldades e os constrangimentos pelos quais passa.
O pai abandona a família, pois, devido à situação, passa a desentender-se frequentemente com a esposa.
Jonah não conhece a língua de sinais, não pode ouvir, não consegue expor seus sentimentos, seus medos.
Em dado episódio, pega um boneco do Homem Aranha, que pertence ao irmão, e o destrói. Seu gesto passa por rebeldia, no entanto, é fruto do medo que sente daquele boneco. Como não ouve, conhece apenas a imagem do boneco. Desconhece a história de heroísmo do personagem, que faz com que seu irmão o admire. Nutre um medo que não tem como declarar.
Num elenco de momentos ruins, está o fato de ser obrigado a usar um aparelho que, além de não ajudá-lo em nada, é desconfortável, e ainda peca no quesito estética; também é obrigado a "aprender a falar" e