APS - Filosofia
O filósofo Platão nasceu na cidade de Atenas, por volta de 428 ou 427 a.C, de pais ricos da linhagem nobre de aristocráticos. Teve uma educação semelhante à dos jovens aristocratas da sua época, recebendo aulas de retórica, música, matemática e ginástica. Tinha como característica artística de sua região e de gênio grego possuía um talento poético, manifestando suas artes em escritos.
Discípulo de Sócrates, Platão usufruiu dos ensinamentos pré socráticos e amizade do mestre por oito anos. Depois que Sócrates morreu, Platão e outros socráticos juntaram se a Euclides em Mégara. Dando inicio as suas viagens pelo mundo para adquirir conhecimento, ficou admirado com a antiga e estável política do Egito, a Itália Meridional,travando relações com os pitagóricos e foi escravizado na Sicilia pelo tirano de Siracusa, mas foi libertado graças a um amigo, voltando para Atenas.
Platão no ano de 387 a.c fundou sua célebre escola, como é visto na figura abaixo, a famosa academia, destinada a investigação filosófica, tornando se os maiores centro culturais da Grécia, freqüentado por políticos e filósofos como Aristóteles, Demóstenes, Eudoxo de Cnido e Esquines, entre outros. Levantou um templo as Musas no povoado de Atica, tornando uma propriedade coletiva da escola que foi conservado por quase m milênio até o tempo do imperador Justiniano (529 d.C.).
Interessado vivamente pela política e pela filosofia política, ao contrário de Sócrates, o Filosofo achava que uma cidade modelo deveria distribuir os seus habitantes em três segmentos: os sábios deveriam pertencem à ordem dos governantes, os corajosos, que deveriam zelar pela segurança, à ordem dos guardiões, e os demais, responsáveis pela agricultura e comércio, fariam parte da ordem dos produtores.
O filósofo também não concordava que os políticos mais votados assumissem os principais cargos em uma cidade ou país, pois para Platão, nem sempre o mais votado era o mais bem preparado. Tentando