aps faz de conta
As criança desenvolver através de suas brincadeiras do dia a dia, se queremos conhecer bem a criança basta saber que tipo de brincadeira ela costuma brincar. No desenvolvimento existem várias maneiras de brincar, do mesmo jeito que a criança adquiriu habilidades de andar, falar, escalar altura, etc. Ela prática o jogo de exercício para o jogo simbólico o faz de conta, a criança necessita experimentar alguma coisa para desenvolver as suas habilidades de pensar sobre ela, aprender que uma bola é redonda e rola, que podemos jogar em várias direção e maneiras diferentes.
Por volta dos 3 ou 4 anos de idades, ela passa a representar vários tipos de papeis como: pais, professores, artista de rádio e tv, médicos, super-heróis, etc. Dá novos significados e funções a objetos e dando temas ao faz de conta.
Para Elkonin, (1971) a mudança no conteúdo da brincadeira de criança está intimamente relacionada à mudança em suas atividades rotineiras.
¨Segundo Doyle et Alii (1991) chamam a atenção para as mudanças no faz de conta social de crianças mais velhas em relação as mais novas (3 e 6 anos). A criança torne-se capaz de se liberta das propriedades físicas do objeto, apresentando um jogo de faz de conta mais complexo e de maior duração.
Termos como simbólico, representativo, imaginativo, fantástico, de simulação, de ficção ou de faz de conta são visto como sinônimos, pra descrever o mesmo fenômeno.
Definindo a brincadeira de faz-de-conta
A brincadeira de faz-de-conta pode ser vista de duas maneiras o brincar e simular. O brincar tem como uma atividade com o objetivo a diversão e não a sobrevivência, já a simulação envolver a realidade que se sobrepõe a outra ou seja mantendo uma coisa frente a outra para protege-la, encobri-la ou disfarça-la.
¨De acordo com Piaget (1951) a brincadeira de faz- de- conta está ligada ao sentimento de ¨como se¨ que caracteriza o jogo simbólico, que tem seu apogeu aos quatro anos. O ¨como se¨ pode