Aps epa
As Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem via interdisciplinaridade: integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso e práxis: integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula à realidade
O presente trabalho, elaborado com base nas premissas anteriores, tem como objetivo apresentar as evidências de aplicação das teorias da administração por meio de um estudo sobre as práticas administrativas em uma organização de (pequeno ou médio de acordo com os critérios do BNDES) porte.
Para iniciar nossas atividades escolhemos como objeto de pesquisa a empresa
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo -
Sescoop/SP, uma organização do Sistema “S”, voltada para a Promoção Social, a
Formação Profissional e o Monitoramento de cooperativas do estado de São Paulo.
Fundada há 14 anos pela Medida Provisória nº 1.715, de 3 de setembro de 1998, o
Sescoop/SP junto a OCESP vem sendo a força do Cooperativismo Paulista.
Desde o princípio os resultados foram aparecendo. A distância organizacional que havia entre o cooperativismo nas diversas regiões do País começou a diminuir em função de sua organização ramificada em unidades estaduais. A partir de 2002, o
Sescoop/SP, por meio de sua arrecadação conseguiu realizar investimentos ainda mais significativos em programas de capacitação para cooperativas.
A quantidade de profissionais capacitados pelo Sescoop/SP para atuar no setor saiu de 81 mil, em dezembro de 2000, para mais de 1 milhão, no acumulado até 2007.
Com isso, tornou-se o principal estimulador da autogestão, da formação profissional, do monitoramento e da promoção social das cooperativas. O conjunto dessas ações contribui fortemente para o desenvolvimento sustentável do cooperativismo.
O Sescoop/SP também colabora para a melhoria da qualidade de