Aps - azaleia
A análise vertical e horizontal presta-se fundamentalmente ao estudo de tendências. Baseia-se nos valores relativos das contas das demonstrações financeiras. Para isso, é calculado o percentual por cada conta em relação a um valor base.
Esta análise mostra a importância relativa de cada conta dentro da demonstração e, através da comparação com padrões do ramo de atuação ou com as relações da própria empresa em anos anteriores, permite inferir se há itens fora das proporções usuais.
Neste trabalho estaremos analisando a empresa ‘Azaléia’. Qual a composição dos recursos tomados pela empresa, qual a participação de capital próprio e de terceiros, qual a distribuição destes a curto e a longo prazo, qual a proporção dos recursos totais que está alocada ao ativo circulante, ao ativo permanente, etc. A comparação com seus correspondentes do ramo de atividade da empresa permite verificar a tipicidade dessas alocações.
2. HISTÓRICO
Foi fundada no dia 2 de dezembro de 1958, a partir de uma idéia de Arnaldo Luís de Paula, Nelson Lauck e Arnildo Lauck no município de Parobé no Rio Grande do Sul. A empresa nasceu com o nome de Berlitz, Lauck e Cia. Ltda., produzindo dez pares de calçados femininos ao final do primeiro dia. No início, a empresa instalou-se em um barracão de madeira alugado, antiga cancha de bolão desativada, contando com o trabalho dos sócios e suas esposas.
Hoje, a empresa é uma das maiores indústrias de calçados do mundo, fabricando, atualmente, 460 mil pares de calçados por dia e contando com mais de trinta e cinco mil colaboradores. A Calçados Azaléia exporta cerca de 18% da sua produção para mais de oitenta países e está presente em mais de quinze mil pontos de venda no Brasil e, aproximadamente, em três mil pontos de venda espalhados entre os cinco continentes.
Em 2011 a fábrica demitiu cerca de 800 funcionários e encerrou a produção de Parobé com o fechamento da fábrica. O motivo segundo