Aps 2 Sem
RODRIGO MURANAKA DE SOUZA
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS CRECHES E NO CONSEQUENTE DESENVOLVIMENTO MOTOR NA PRIMEIRA INFÂNCIA
CAMPINAS
2014
Introdução
As experiências sensoriais e motoras vividas na primeira infância desempenham um papel fundamental na formação da criança.
Por isso é fundamental que a criança pratique atividade física não importando sua idade, não importando qual a atividade física se simples, ou mais complexa, o importante é a pratica da atividade física, e para isso, geralmente deve haver um profissional da área de educação física, é ele quem vai supervisionar as crianças nas creches, nas escolas e demais instituições de lazer e recreação.
O profissional de educação física tem um papel muito importante para o desenvolvimento dessas crianças, como estimular todas as crianças a participarem das atividades propostas por ele, cuidar para que as crianças se sintam a vontade e desenvolver seus sentidos, coordenações e ajudar caso algo não saia como esperado, pois não são todas crianças que irão ter facilidade de interagir com a atividade proposta.
Contudo, essas atividades, jogos, brincadeiras por mais simples, fáceis e que pode parecer que não serve para nada, tem um papel muito importante no desenvolvimento não só motor como também cognitivo entre outros na primeira infância.
A importância das atividades físicas para crianças.
O brincar é considerado algo tão importante para o desenvolvimento das crianças, pois ao brincar, a criança se apresenta além do esperado para a sua idade e mais além do seu comportamento habitual o brincar também libera a criança das limitações do mundo real, permitindo que ela crie situações imaginárias. Ao mesmo tempo é uma ação simbólica essencialmente social, que depende das expectativas e convenções presentes na cultura. Quando duas crianças brincam de ser um bebê e uma mãe, por exemplo, elas fazem uso da imaginação, mas,