aproximaçao a questao social
Apesar de Rousseau não partilhar com seus contemporâneos o ideal da difusão das luzes do saber, isso não significaria uma recusa do que seria a verdadeira ciência.
Para Rousseau a verdadeira filosofia é a virtude, apesar de não encontrar mais homens virtuosos, pois as ciências e as artes contribuíram para essa corrupção dos costumes.
No entanto Rousseau afirma que as ciências e as artes podem distrair os homens da maldade e impedi-los de cometer crimes.
Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens.
O cercamento de terra levou a introduzir o pensamento de que “isto é meu”, fundando- se assim uma sociedade civil. Que a partir dai surgiria as desigualdades.
O primeiro sentimento do homem foi o de sua existência. Eles se alimentavam dos frutos da terra que garantia sua subsistência. Durante esse processo apresentaram-se dificuldades, foi preciso rompe-las, o difícil acesso de pegar os frutos em árvores altas, a concorrência com os animais, tudo isso os levaram a utilizar o corpo de forma ágil, rápido na corrida. Eles aprenderam a superar as dificuldades que a natureza apresentava.
O gênero humano passou a se domesticar, na medida em que suas ideias e os sentimentos se sucedem. Passam a habitar em cabanas ou juntas em torno de uma arvore. Logo que os homens passaram a apreciar a ideia de consideração, cada um pretendeu ter direito a ela, por isso toda afronta tornou-se um ultraje, pois ,no mal que resultava do insulto, o ofendido via desprezo da sua pessoa, e assim gerava vinganças que eram terríveis, em homens sanguinários e cruéis.
A bondade que existia no estado de natureza, não existia mais na sociedade nascente, pois era necessário que as punições tornaram-se cada vez mas severas, devido as ofensas serem