Filosofia, meta de vida.
A FILOSOFIA, UM PROJETO DE VIDA ?
São João del-Rei, maio de 2014.
A Filosofia como projeto de vida
Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Um filósofo busca o conhecimento de si mesmo, e é movido pela curiosidade, pela constante dúvida e pelos fundamentos da realidade. A filosofia é a ciência pelas causas primeiras, para resolver o problema da vida.
A filosofia é a base e essência de todos os conhecimentos, pois, sem ela, o homem aceitaria as perguntas e respostas da vida sem questioná-las e, se não o fizesse, certamente não desenvolveria seu senso crítico, sua capacidade de argumentar e sua visão de mundo. Ele se tornaria alguém incapaz de pensar por si próprio, se tornaria um submisso do pensamento alheio, e aceitaria os fatos que se dão no dia a dia de forma subordinada e alienada. Alguém que estuda Filosofia, se torna antes de tudo, um pensador e, segundo Nietzsche, um pensador é alguém que é capaz de transformar as idéias de forma que elas se tornem mais simples do que realmente são. Logo, um filósofo é alguém que consegue transmitir suas idéias de maneira clara, até mesmo para aqueles que não possuem grandes conhecimentos com relação ao assunto que será abordado. E ainda que este, não seja originalmente de fácil compreensão.
Ao contrário do que alguns pensam, ser um filósofo não é uma tarefa tão simples. É necessário sempre estar buscando novas respostas, ou ainda novas perguntas, buscando assim seu aprimoramento intelectual. Abaixo, uma citação do filósofo alemão Nietzsche que caracteriza o “parto” ao qual os filósofos são submetidos com relação aos seus