Análise Critica sobre Serviço Social
SERVIÇO SOCIAL
analise criticasobre o serviço social nas ultimas décadas
Feira de Santana-BA
2013
1
analise criticasobre o serviço social nas ultimas décadas
,
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Psicologia Geral, Antropologia,FHTM do Serviço Social I e Formação Social Politica e Econômica .
..
Feira de Santana - BA
2013
SUMÁRIO
1. Introdução 04
2. A aproximação do Serviço Social com a teoria social 05
3. Breves apontamentos: a influência de Marx, Lênin e Lukács no serviço Social contemporâneo 15
4. Considerações Finais 18
5. Referências 19
INTRODUÇÃO
O Serviço social nas ultimas três décadas iniciou a interlocução teórica, mais cuidadosa, com o pensamento social oriundo da teoria social crítica. A incidência de autores como Marx, Gramsci, Lukács, Hobsbawm, Heller, Lênin começou a ser frequente na área.
Na atualidade o Serviço Social recorre freqüentemente a tais autores para compreender o significado social da profissão; analisar a sociedade de classes sociais antagônicas; investigar o capital monopolista e sua consolidação no século XX; debater a “questão social” e situá-la como principal categoria social na matriz curricular dos cursos de graduação; entendera particularidade da profissão na divisão social e técnica do trabalho; compreender as dimensões ético-políticas que envolvem a profissão; investigar as relações sociais tendo como fundamento a centralidade do trabalho; compreender o caráter contraditório das políticas sociais.
A aproximação do Serviço Social com a teoria social crítica não foi um epifenômeno, ou uma aproximação casual, foi resultado de avanços acumulados pela profissão em sua trajetória política, ocupacional e teórica na sociedade