aproxima es sobre hermeneutica
CURSO DE DIREITO
HERMENÊUTICA JURÍDICA
RESENHA CRÍTICA
“APROXIMAÇÕES SOBRE HERMENÊUTICA”
DE ERNILDO STEIN
Alexandre de moura Paim
A obra Aproximações sobre Hermenêutica de Ernildo Stein, com uma linguagem rebuscada, traz a ideia do autor sobre o tema em si. Neste trabalho, de forma muito sucinta, procuro seguir a visão do autor e colocar em uma linguagem mais acessível todo seu posicionamento sobre o conteúdo, de forma a termos uma melhor compreensão deste estudo.
Alexandre de Moura Paim
Nota introdutória.
Stein apresenta sua obra em forma de considerações para expressar a forte ligação entre a fundamentação e a racionalidade, aproximando assim o objetivo de argumentar filosofia e o debate metodológico da ciência.
1. Chegamos aos objetos pela linguagem. O autor mostra nesse capítulo que a racionalidade humana somente chega a acessar o mundo e os objetos através do conceito, do significado, da linguagem, no entanto esse acesso é um tanto limitado, dependendo de uma boa compreensão e interpretação. A linguagem normalmente traz consigo um duplo elemento, o lógico formal manifestado através das coisas da linguagem e o prático através de conhecimentos do mundo anterior a linguagem. Stein cita neste capítulo Heiddeger que declara o como hermenêutico do mundo e o como apofântico do discurso.
2. O logos hermenêutico. Estrutura do sentido e sentido da estrutura.
Neste capítulo, Stein trata a hermenêutica filosófica como, talvez, a única forma do poder de compreender a compreensão humana, dando a entender que a ideia do sentido é o tema principal da hermenêutica. Acredita que surge, dessa forma, a compreensão surge unindo sujeito e objeto numa mesma estrutura de sentido. Stein antecipa aqui que é a partir deste contexto que as ciências humanas adquirem sua