apostila
Seminário Teológico
Prof. Herbert A. Pereira
INTRODUÇÃO À EXEGESE E HERMENÊUTICA
1. PROLEGÔMENOS
“Desse modo leram no livro, na Lei de Deus, esclarecendo o que liam e explicando o seu sentido para que o povo entendesse a leitura.” (Neemias 8.8)
Todos nós precisamos aprender a interpretar as Sagradas
Escrituras,
assim
como
precisamos saber interpretar qualquer outro texto. Devemos nos sentir livres diante do texto para que ele nos conduza e nos forneça as informações que almeja transmitir. Para tanto, necessitamos conhecer os elementos que fazem parte da constituição de um texto, ou seja, precisamos decifrar o “subconsciente do texto”, isto é, descobrir o que o texto mantém nas entrelinhas e quais são as suas intenções. Mas para chegarmos lá é preciso esquadrinhar o texto, perguntando-se pelo autor, pelo destinatário original, a intenção do autor, o conteúdo da obra, quem é o destinatário atual, quem lê o texto hoje, como decifrar as partes “obscuras” do texto, e qual a intenção do leitor atual ao lê-lo. São questões que devem ser respondidas se quisermos fazer uma análise séria de um texto bíblico. Pregar e ensinar bem a Palavra de Deus traz consigo a necessidade de interpretar de forma correta as santas escrituras. Mas, o que significa “interpretar o texto sagrado”? Podemos definir “interpretação bíblica” como sendo “o ato de entender corretamente o texto sagrado, ou seja, saber o que de fato o escritor, inspirado pelo Espírito Santo, desejava transmitir para os seus leitores ou ouvintes originais e como o texto se aplica aos nossos dias”.
A correta interpretação bíblica é um fator fundamental para que as nossas palavras tenham crédito diante daqueles que nos ouvem. Nos dias atuais estão faltando, principalmente nos púlpitos das
Seminário Teológico
Apostila 05
Introdução à Exegese e Hermenêutica
Autor: Herbert A. Pereira
[Copyright © 2013] – Todos os direitos reservados.