Aprovisionamento
Entradas
Sopas
Peixes
Carnes
Caça
Sobremesas
Gastronomia Judaica
Vinhos o Concelhos
Almeida
Belmonte
Covilhã
Celorico da Beira
Guarda
Gouveia
Figueira Castelo Rodrigo
Fornos de Algodres
Fundão
Manteigas
Mêda
Penamacor
Pinhel
Sabugal
Seia
Trancoso
• Sabores da Serra
• Gastronomia
• Entradas
A+ A A- Xerovia
A Xerovia é uma raiz que se cultiva nesta zona do país, e tem a forma de uma cenoura e a cor do nabo. O seu sabor é uma mistura de ambos os legumes, mas mais acentuado e até adocicado. É um sabor único e extremamente agradável, podendo ser servido como entrada ou como acompanhamento de um prato de peixe.
Dadas as suas características, devem ser cozidas em água e sal e cortadas em fatias finas, no sentido longitudinal, temperando-se com sal e sumo de limão.
Em seguida, passam-se por um polme, feito com ovo e farinha, fritas em azeite ou óleo e servem-se. Torresmos
Ainda hoje, em qualquer altura do ano, pode provar este prato.
Corta-se a carne de porco, ou da entremeada ou da pá, em quadrados. Adiciona-se vinho tinto, sal, alho, louro, colorau e piri- piri. Unta- - se uma frigideira com azeite ou banha e deitam-se todos os ingredientes deixando fritar.
Os Torresmos servem-se frios. Serrabulho à Moda da Beira
Tipicamente beirão este prato é composto por: lombo, sangue cozido, fígado, unto (gorduras da barriga) de porco, pão de trigo, sal pimenta, alho, louro, cominhos, colorau e vinho tinto. Maranhos ou Borlhões
Prato típico da zona sul desta Região de Turismo. Antigamente este prato era confeccionado apenas em dias festivos, hoje em dia confecciona-se durante todo o ano.
Miga-se a carne de cabrito, porco, chouriço caseiro e presunto. Depois junta-se o arroz. Tempera-se com sal, azeite, colorau e bastante serpão.
Após estar tudo misturado, introduz-se no saco do bucho, é cozido deixando apenas um pequeno orifício. De