Ditadura militar no brasil
Quando 1946-1951 1951-1956 1946-1961 1961 até agosto 1961-1964
Lema de Governo “Brasil, Ame-o ou Deixe-o” “O Petróleo é nosso” “50 anos de progresso, em 5 de governo”. “Varre, varre vassourinha, varre a corrupção”
Contextualização Governo transitório, objetivando arrumar e organizar o Brasil pós-guerra e guerra fria.
Partidos Políticos: PCB, PTB, UPN, PSD, PSP, PRP.
Característica Específica: Política Liberal; Influenciada pelos EUA. Eleito através do povo através do queremismo.
Política na relação entre Estado e empresários, priorização das empresas estatais, fundação do BNDC, criação da Petrobras e Eletrobrás.
A descoberta do Petróleo dividindo a política entre si.
Integrista: Exploração do petróleo estrangeiro.
Nacionalista: Domínio brasileiro da exploração. Política desenvolvimentalista.
Voltado a entrada do capital estrangeiro e a constituição de grandes obras.
A morte de Vargas criou um grande clima de euforia, uma serviu como um manobra política para evitar o golpe militar e ajudar a eleição de J.K. Contudo a UDN e os militares, tentaram impedir a sua posse que será garantida pelo ministro da guerra General Lott. Varrer a corrupção, caráter socialista.
J.K. nomeou como o seu sucessor o general Henrique Teixeira Lott, contudo por causa de sua reputação a população não aceitou. Surgi Jânio Quadros a princípio sua figura e a vassoura atraia a população aos comícios. Apoiado pela UDN vence as eleições: “ um estranho no poder”. Governo marcado pela tentativa de um golpe da UDN e militar afim de introduzir o sistema parlamentarista após a renúncia de Jânio, Jango conseguiu evitar através do plebiscito e o Brasil continuou no presidencialismo.
Características: governo dos extremos , tentativa de agradar todas as